Diz-se que
a emoção é qualquer tipo de reação que o indivíduo possa exteriorizar através de
palavras ou de gestos. As emoções alteradas podem induzir o cérebro a um
raciocínio lógico e coerente, que tende a afetar e interferir na parte
cognitiva.
A
aprendizagem precisa acontecer em ambiente agradável, equilibrado, feliz e deve
ser percebido pelo educador. Ao conhecer seus alunos, ele se apropria da
afetividade criando um ambiente motivacional, que ativará áreas do cérebro. Uma
vez acionadas deverão entrar em conformidade com as propostas e as regras
estabelecidas pelo processo de aprendizagem. Faz-se necessário um trabalho de
equipe – educador e educandos, para que a aprendizagem se sustente e se perpetue.
Um ambiente estressante prejudica o procedimento e afasta aqueles que desejam
aprender.
Pensando
aprendizagem constata-se que é possível tecer ações concretas que possam ser
experimentadas possibilitando a ativação do hemisfério direito do cérebro que
são: a simulação de acontecimentos históricos, a articulação entre desenho e
música, a língua e as letras, a contação de histórias, as dramatizações,
envolvendo o indivíduo num cenário construtivo de habilidades, bem como
possíveis acionamentos dos neurônios.
Uma vez
o cérebro impulsionado em seu aspecto neuroquímico, biológico, fisiológico, psicossocial
e emocional mais respostas ele terá. Nesse aspecto, a neurociência vem como
aporte para a aprendizagem, auxiliando o educador em suas intervenções para
melhor significar a cognição e interesse para que o cérebro guarde na memória
de longo prazo o conhecimento promovido e, os recursos utilizados para tal,
estimulando os canais sensoriais dos envolvidos no processo de aprendizagem.
Deste
modo, um clima emocional estável auxilia na aprendizagem, e se o indivíduo não
o tem em seu ambiente social, é necessário que o tenha no ambiente educativo. É
neste momento que surge o educador como fonte de motivação e inspiração, ciente
de seu compromisso e de sua responsabilidade com o outro.
Permanecer
interligados a emoção e atenção é fundamental às bases cognitivas,
estabelecendo relações essenciais entre intervenção, afetividade, emoção e
aprendizagem, como pano de fundo a sensibilidade do educador em ser o
intermediário neste processo de ensino e aprendizagem.
Portanto
o estado emocional está diretamente relacionado ao apreender!!
Fonte: Psicologado
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