
Os alienígenas na sala de aula
são alunos encontrados nas escolas que diferem muito daqueles de épocas passadas. São diferentes e bem mais exigentes.
São sujeitos que muitas vezes inconscientemente
passam a demandar uma nova didática dos professores. Eles desejam um profissional
de postura firme e qualificada, que desenvolva conteúdos programáticos
adequados à realidade social e despertem neles o interesse pelo aprender.
Urge elaborar novos currículos
que contemplem e motivem os alunos a buscarem o conhecimento através do
aprendizado inteligente. Este deveria somar a cultura familiar dos alunos, no sentido de
agregar as experiências pessoais ao potencial cognitivo que eles portam na
bagagem individual.
Quando alunos chegam à escola
trazem consigo vivências familiares, onde circulam uma variedade de estímulos
afetivos, culturais, visuais, eletrônicos entre outros a serem aproveitadas,
mesmo que algumas delas ainda sejam irrelevantes poderiam se apropriar e readequar
a situação.
Sabe-se que em muitos momentos a
escola perde o lugar de importância na vida do aluno, deixando de ser
interessante e tornando-se maçante.
Alguns pais já estão perdendo o
domínio de seus filhos junto à escola e ao processo de aprendizagem.
Dependendo da formação e da
situação em que os pais se encontram, os alunos visualizam a escola como um
lugar a mais para permanecer e depois aprender. É neste momento de
escolarização que o aluno pode contribuir para o seu aprendizado, quando a escola
o recebe e o estimula a ficar e tomar parte do grupo para tornar-se um cidadão de
futuro promissor.
É de extrema importância que escola,
pais e educadores busquem soluções para que os alunos vislumbrem no aprendizado
o aprimoramento das suas potencialidades, no sentido de encontrar uma vida satisfatória.
Uma vez apreendido jamais
esquecido.
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